Homenagem ao Corpo de Cristo

A vida é mesmo maravilhosa. Às vezes passamos por momentos e situações em que a única vontade que temos é de desistir de tudo. Eu confesso que já vivi algumas destas situações como professor de teologia. Já me perguntei várias vezes se vale a pena investir na educação teológica, principalmente quando olho para a TV e vejo os preletores violentando os textos bíblicos.


Mas como eu dizia, a vida é mesmo maravilhosa. Tem dias que você é surpreendido de tal maneira que fica difícil esconder a alegria. Dias atrás vivi isto também. Uma ex-aluna postou uma citação de São João Crisóstomo que encheu o meu coração de alegria. Sim, pensei comigo, vale a pena investir na educação teológica. Ainda que muitos alunos vendam os seus princípios ao saírem dos seminários, sempre haverá aqueles que carregarão consigo um pouco do que pensamos e daquilo que acreditamos. Enfim, carregarão um pouco de nós.

Tenho esperanças que uma nova geração de líderes surja com o coração voltado para o estudo sério das escrituras e para o estudo da teologia. Uma geração que entende o valor da reflexão teológica já produzida ao longo de mais de dois mil anos de história. Uma geração literalmente apaixonada pelo Reino de Deus que encontra na piedade e na reflexão séria os fundamentos para uma vida cristã relevante.

Transcrevo abaixo a citação de São João Crisóstomo. Uma citação extremamente relevante para os nossos dias. O meu sonho é que os pastores de mega-igrejas pudessem ler esta citação e compreendê-la. Mas isto é apenas um sonho…

“Vocês querem realmente homenagear o corpo de Cristo? Então não se esqueçam dele na sua nudez. Ao honrá-lo (na igreja) com tapeçarias de seda, não se esqueçam dele lá fora perecendo de frio e nu… Aquele que disse, “Este é o meu corpo”, também disse “Quando estive com fome não me destes de comer”… portanto, não se esqueçam dos irmãos nos seus sofrimentos, quando estão decorando a casa de Cristo. Nossos irmãos são muito mais verdadeiramente templos de Cristo do que qualquer edifício eclesiástico”.
São João Crisóstomo – Homilia sobre Mateus

4 comentários em: “Homenagem ao Corpo de Cristo

  1. Qurerido amigo e professor, quão maravilhoso é saber que o mundo apesar de tão corrompido e entregue as mãos de profissionais e mercadores da fé, ainda exista pessoas comprometidas com o Reino de Deus que não barateiam e nem negociam a fé. Por esses dias procurei uma literatura numa determinada livraria e atendente me disse: “não compramos tal tipo, pois procuram por tais e tais pregadores”. Acredito que o problema não está somente nos lobos que que se deliciam com a carne de nossas ovelhas, mas o problema maior está nas ovelhas que se sentem atraídas por icas decompostas e sem valor algum.

    Forte abraço de seu discípulo Renato Falci

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>